Lateralidade e localização no espaço
Atividades com calendário
Sistemas de numeração



Problema da semana

 

 
Língua Portuguesa: restaurar a oralidade na sala de aula.

História: televisão e cotidiano da criança.


Continue a história: estimule seus alunos a se tornarem escritores.


 

Atividade 2

Material
Malha quadriculada e lápis de cor.
Imprima a malha quadriculada que está em anexo e distribua para seus alunos. (Clique para imprimir malha)


Objetivo
Codificar, decodificar e representar ações de deslocamento no espaço, bem como, relações espaciais projetivas (direita, esquerda, em cima, embaixo, frente, atrás).

Procedimento
Peça a cada aluno que escolha um determinado local (quadrado) da malha quadriculada e se desloque seguindo as orientações dadas por você.
As orientações devem ser do tipo:

  • dois quadrados para cima;
  • dois quadrados para direita;
  • quatro quadrados para esquerda;
  • três quadrados para baixo;
  • dois quadrados para frente;
  • um quadrado para trás etc.

Em seguida, peça a um aluno que fale os comandos, a outro que faça o registro do percurso.
Quando todos os alunos tiverem participado, troque idéias sobre os registros feitos, identificando diferenças e semelhanças.
Essa atividade poderá ser enriquecida se for realizada no pátio. Para isso, junto com os alunos faça uma malha quadriculada no chão do pátio utilizando giz. Os alunos poderão fazer os percursos e em seguida, o registro dos mesmos.

atividade 3

 


Devemos estimular a criança a contar nos dedos?



Giovanna Santos, Aquidauana-MS

Confira a resposta
Envie a sua dúvida
 

A resolução de ´problemas´ em matemática.

Eles facilitam ou dificultam o aprendizado?

Como contornar os problemas dos ´problemas´?




Debata com os autoras!